sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sapatos na entrada e reciclagem


Qualquer mudança envolve muita paciência, humildade e visão para se adaptar em algo novo. No meu caso foi algo novo e muito diferente. Logo no início como eu já havia citado, o hábito de tirar os sapatos na entrada da casa é fato e se você infringir é sinal de desrespeito e pior, falta de higiene! Mas por quê? Porque os japoneses comem no chão e dormem no chão, não no chão frio como você deve estar imaginando, mais precisamente em cima de um futon (uma espécie de colchão com um edredon extra grosso em cima) e este em cima de um tatame.

No começo tudo é muito confuso, mas depois você acaba se habituando de tal forma que parece que você sempre viveu daquele jeito, tanto que quando cheguei no Brasil estranhei muito ter que entrar com aqueles sapatos de rua dentro de casa. E tem outra :dentro dos banheiros você deve trocar as suas suripas (aqueles chinelinhos de quarto) pelas suripas que já estão lá, tudo para você não levar as sujeiras dos seus lindos pezinhos para dentro do banheiro.

Outra questão difícil de aprender é jogar lixo. Existem vários tipos de sacos para o tipo de lixo que você irá jogar. Por exemplo: O incinerável ou queimável é recolhido 2 vezes por semana e na minha cidade era o saquinho branco. Latas e pets, saco transparente; latas de conservas já era o saco amarelo; caco de vidro, lâmpadas, pilhas, saco vermelho; lixos de grande porte: você deve comprar um adesivo para jogar fora.
Obs: Cada cidade tem o seu saco de lixo, não é que nem aqui no Brasil que você joga o lixo em qualquer saco e ainda todo misturado.

Na maioria das vezes é muito caro jogar eletrônicos, exemplo: Uma tellevisão você paga cerca de 3000 ienes, cerca de 60 reais. Se você jogar sem nome, ou mesmo abandonar em algum lugar, se descobrirem é cana na certa!

Outra pior é jogar lixo errado, se você jogar uma vez eles avisam para que você não cometa o erro. Mas se continuar a multa é bem salgada, cerca de 1 milhão de ienes.

Lá a reciclagem é assunto sério e o bom é que todos respeitam e isso tudo faz bem para o nosso planeta.

Falando em planeta, é bacana também o quanto eles incentivam as pessoas a usarem sacolas de tecido ao invés de sacolas plásticas, eu mesmo tenho várias que trouxe de lá e que estou ¨tentando¨adaptar ao meu cotidiano, agente sempre esquece, mas uma hora acaba entando no nosso dia-dia.

2 Comentários:

Às 24 de julho de 2009 às 12:20 , Blogger ROU3ER disse...

Ei Hana...Tb curti seu blog...Mudanças...temos sempre que estar mudando de acordo com tempo e espaço...Eita vida doida;;Abração e assim que der vou lendo todos os textos abaixo...bjs

 
Às 25 de julho de 2009 às 15:11 , Anonymous deniserangel disse...

Oi, Hana!
Que depoimento interessantíssimo. Seria ótimo se todas as culturas lidassem mais responsavelmente com o lixo. devia ser lei em todos os países.
beijo, menina

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial